Humm, Cerejas…

sexta-feira, 07 de agosto de 2009

Para mim não há nenhuma fruta mais linda, mais perfeita, mais deliciosa e mais charmosa do que a cereja. Cerejas frescas são vermelhinhas, carnudas, docinhas e brilhantes, e a boa notícia é que as safras de cereja deste ano já estão começando a ser colocadas nos mercados. Normalmente a época de comercialização de cerejas no Brasil é entre Novembro de Janeiro, mas ontem tive uma feliz surpresa quando vi, em pleno mês de Agosto, cerejas expostas em um supermercado e depois sendo vendidas nos faróis da cidade. (P.S. Quando os ambulantes vendem frutas nos faróis é pq conseguiram nelas um bom preço para revendê-las, e isto é sinal de safra grande). Normalmente a grande quantidade de cerejas vendidas no Brasil são importadas, mas os produtores nacionais estão divulgando o plantio experimental de cerejas no Brasil, o que se der certo, diminuirá em muito o custo para o consumidor final.
A cereja contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B e C. Quando consumida fresca, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Contudo, como a cereja é muito rica em tanino, pode eventualmente provocar problemas estomacais se consumida em excesso, e por este motivo não é aconselhavel consumir mais de 200 ou 300 g da fruta por dia.
Segue uma receita light de Frozen Iogurte de Cerejas:
Ingredientes:
4 potes de iogurte natural desnatado
2 xícaras de chá de cerejas frescas sem o caroço, lavadas e picadas
6 envelopes de adoçante de sua preferência
Prepare assim:
Retire o soro do iogurte colocando-os por uma hora para escorrer em um filtro de papel para café ou um saco de pano próprio para esta finalidade. Após este tempo, leve o iogurte já sem o soro ao freezer em um recipiente fechado por aproximadamente 4 horas. Retire, junte às cerejas picadas e bata tudo no liquidificador. Bata até estar bem incorporado, acrescente o adoçante e bata novamente. Está pronto. Coloque novamente em um recipiente fechado e leve ao freezer. O frozen fica bem duro por não levar em sua receita gordura hidrogenada, ovos, etc, e por isso deve ser retirado do frezer momentos antes de ser servido. Decore com cerejas inteiras e algumas folhinhas de hortelã e sirva em taças individuais, já montadas.

Espero que sua receita faça sucesso!

Boa sorte!
Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *