Do Mar…DIVINO SALMÃO!

quinta-feira, 06 de agosto de 2009

Hoje irei postar um dos meus pratos favoritos e um dos que mais preparo em casa. É fácil, rápido, sem segredos, saudável e principalmente delicioso! É o salmão ao forno!
O salmão na verdade já é um peixe saborosíssimo e por este motivo qualquer (ou quase) combinação de temperos e de acompanhamentos faz dele um prato muito especial. Além de possuir DMAE, que é muito benéfico à saúde, e em especial às mulheres por previnir a tão assustadora flacidez da pele, o salmão esbanja proteína — alimento importante para os músculos, que, claro, são fundamentais para quem quer ter firmeza. O peixe também carrega outro nutriente do bem, o ômega 3, ácido graxo que impede a deposição de gorduras maléficas nas artérias e combate os radicais livres, ajudando a manter corpo e rosto jovens. Na receita abaixo, o salmão é acompanhado por emulsão aromatizada de amêndoas doces, mas também pode ser variado com crosta de pasta de missô e whisky, ceboulettes , gergelim, enfim, depende da imaginação. O importante é não pecar no excesso de temperos para que o sabor suave do peixe não seja anulado por uma confusão de aromas e sabores.
Salmão ao forno em emulsão de amêndoas doces
Ingredientes:
1 peça de salmão limpa e sem espinhas, apenas com a pele de baixo, com peso de aproximadamente 800grs
1/2 limão tahiti ou siciliano
5 colheres de sopa de azeite extravirgem
2 colheres de sopa de whisky
pimenta-do-reino moída na hora
1/2 xícara de salsinha e cebolinha picadas
Para o molho:
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
100grs de amêndoas doces laminadas
Preparo:
Tempere o peixe minutos antes de ir ao forno. Pré-aqueça o forno a 150º por 5 min. Disponha o peixe sobre o recipiente onde ele irá ser preparado, com a pele virada para baixo. Faça pequenos cortes com uma faca por todo o peixe, permitindo que o tempero o penetre. Tempere o peixe com o azeite, o limão, a pimenta e o sal. Salpique a salsinha e a cebolinha sobre o peixe. Por fim, regue com o whisky. Cubra o peixe com papel alumínio ou papel manteiga pelos primeiros 5 minutos do cozimento. Abra o forno, retire o papel e deixe o peixe assar e dourar por mais 7 minutos, aproximadamente. O ponto certo é quando o peixe estiver rosado por dentro e levemente dourado na parte superior. Não deixe o peixe secar, pois do contrário perderá todo o suco e o sabor.
Prepare a emulsão aromática: derrata a manteiga em fogo baixo, e quando começar a formar uma espuma, acrescente o azeite e as amêndoas. Ajuste o sal se necessário, desligue e derrame imediatamente sobre o peixe recém-tirado do forno.
Sirva acompanhado de arroz de jasmim, legumes salteados ou outro arroz de sua preferência. Um cuzcuz marroquino (foto) preparado apenas com açafrão também cái muito bem com este prato.
Sugestão de vinho: Prosecco ou vinho branco seco bem gelado de sauvignom blanc acompanham divinamente este prato.
Dica importante: Nunca tempere o salmão ou qualquer outro peixe com alho, pois este tempero é muito forte e anulará o sabor do peixe. Na verdade eu não costumo utilizar a cebola também por este mesmo princípio. Mas se mesmo assim quiser tentar, fique à vontade.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *