Comidinhas….de Romance

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Uma das minhas refeições preferidas em dias especiais é o que chamo de “ritual das comidinhas”. Este ritual é perfeito para ser apreciado em dias de romance a dois, degustando um bom vinho e escutando um delicioso jazz. Mas o ritual das comidinhas também é muito versátil, podendo ser uma ótima opção para se beliscar enquanto lê um bom livro, como coktail em uma festa e ainda, para servir para aqueles amigos que resolveram aparecer de última hora. É tudo muito simples e fácil, basta utilizar imaginação e curtir deliciosos momentos sem quase nenhum trabalho, e de quebra, apresentar pratos diversificados e cheios de charme!

Para começar: Pense em que pretende servir, anote as combinações e vá às compras. Independentemente do que será servido, sempre tenha à disposição um belo e saboroso pão, eu acabo optando sempre pelos integrais, pela ciabatta ou pelo incrível pão australiano. Vou colocar abaixo algumas sugestões de pequenos pratos para serem servidos na noite das comidinhas:
Bruschetta de salmão defumado ao limão e ervas
Ingredientes:
10 fatias pequenas de pão italiano
100grs de salmão defumado
1 limão siciliano (casca e suco)
1 ramo de folhas de funcho
1 ramo de alecrim fresco
pimenta rosa a gosto
sal a gosto
1 fio de azeite
1 dente de alho
Modo de Preparo: Descasque o dente de alho e soque-o uma única vez em um pilão para que ele se abra sem se desmanchar. Esfregue-o nas fatias de pão italiano e leve os pães à uma grelha ou grill, dourando-as durante 2 minutos de cada lado. Enquanto doura as fatias de pão, rasgue as fatias de salmão defumado, pique as folhas de funcho e separe as folhinhas de alecrim. Retire as fatias de pão do grill, coloque o salmão defumado por cima de cada fatia, rale delicadamente uma parte da casca do limão siciliano sobre as bruschettas, exprema um pouco de seu suco sobre elas e por fim tempere com o funcho, o alecrim, a pimenta rosa, o sal e regue com azeite.
Copinhos de cuzcuz marroquinho ao pesto com tomatinhos cereja
Ingredientes:
2 xícaras de cuzcuz marroquinho preparado conforme as instruções da embalagem
1/2 xícara de chá de azeite
50g de nozes
1 xícara de manjericão fresco
1 dente de alho grande
sal a gosto
pimenta a gosto
10 tomates cereja cortados ao meio no sentido do comprimento
Modo de Preparo: Prepare primeiramente o molho pesto, batendo em um liquidificador o azeite, as nozes, o manjericão, o alho e o sal, até formar um purê. Misture o pesto ao cuzcuz marroquino já preparado conforme as instruções da embalagem. Incorpore os tomates cereja cortados ao meio, tempere com a pimenta e ajuste o sal se precisar. Misture bem todos os ingredientes e distribua-os em copinhos de vidro, enfeite-os com raminhos de manjericão e sirva com pequenas colheres. Dica1: Se quiser acrescentar milho verde ou cogumelos in natura também fica muito bom!

Salada de queijo brie, nozes, baby agrião, figos e tomates secos ao molho de balsâmico e mel
Ingredientes:
2 pezinhos de baby agrião
10 fatias de queijo brie
3 figos cortados pela metade no sentido do comprimento
100grs de nozes inteiras
100grs de tomate seco inteiros
3 colheres de sopa de mel
2 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 colher de sopa de azeite
sal a gosto
ervas secas
Modo de Preparo:
Lave bem os pezinhos de agrião e separe-os em pequenas ramas. Reserve. Grelhe as metades dos figos em grill durante aproximadamente 1 min. Reserve. Prepare o molho: Junte o mel, o vinagre balsâmico, o azeite, as ervas de sua preferência e o sal em um bowl e bata bem com uma colher até que obtenha uma consistência uniforme. Ajuste o sal (não coloque muito sal pois a graça deste molho é o seu sabor agridoce). Monte a salada em uma travessa rasa. Distribua as fatias de brie sobre a travessa, acrescente as pequenas ramas de agrião, enfeite cada fatia de brie com nozes. Distribua os figos grelados com a polpa virada para cima uniformemente sobre a travessa. Acrescente os tomates secos e o restante das nozes. Regue a salada pronta com o molho de mel e balsâmico e sirva em pequenos bowls ou com torradas integrais.
Além das receitas que exigem preparo, monte uma cesta com fatias de pães variados , uma travessa grande com diversos tipos de amêndoas, frutas secas e pedaços grandes de queijos para serem cortados pelo próprio convidado. Distribua pequenos ramequins com geléias ou patés, escolha um bom vinho e aproveite uma noite deliciosa!!!
Esta combinação de pequenas porções de comidinhas é bem leve e agradável, e harmoniza maravilhosamente com um vinho espumante branco seco ou um vinho branco gelado. Sugiro o vinho argentino branco seco “Torrontes Club de Sommeliers,”, é um vinho bem leve, de corpo delicado, cor amarelo pálido, de sabor muito agradável e aromas de mel e flores. Além disso, o custo benefício foi aprovadíssimo! Sirva bem gelado!
Bom Apetite! Bom romance!
Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *