Focaccia Crocante com Alecrim

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Focaccia Crocante ou Pizza Branca, é uma fatia fina de pizza temperada com sal grosso e alecrim, servida como couvert nos restaurantes italianos. A massa é a de uma pizza normal, aberta bem fina e salpicada com sal grosso e alecrim, parmesão ou gorgonzola. A massa é colocada no forno e assada normalmente. O nome pizza branca é porque não leva tomate.Ingredientes: 25 g de fermento em tablete, 1 kg de farinha de trigo especial 1 colher (sopa) de açúcar, 300 ml de água morna, aproximadamente 75 ml de leite 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (chá) de sal.

Como preparar: Dissolva o fermento em um pouco de água morna. Coloque sobre a mesa 750 g da farinha, faça um vão no centro e coloque ali o fermento diluído e o açúcar. Acrescente a água, o leite, o azeite, o sal e misture bem até obter uma massa lisa e homogênea. Se necessário, adicione a farinha restante, até a massa soltar das mãos. Divida a massa em 6 bolas (cada bola é uma pizza) e deixe descansar por 1 hora tampada com um guardanapo. Abra cada bola com um rolo, numa massa bem fina, num diâmetro de cerca de 30 cm. Asse em forno à lenha bem quente, por cerca de 2 a 3 minutos, até a borda que está próxima do fogo dourar. Se não tiver forno à lenha, use o forno convencional em temperatura acima de 180°. Gire para assar por igual. Retire do forno. Sirva em seguida.

Dicas: Caso queira variar, fatie um limão siciliano em lâminas bem finas sobre a massa aberta e salpique com sal grosso substituindo o sal fino. Você também pode molhar as focaccias prontas em pequenas porções de azeites aromáticos, como de pimenta rosa, tomates secos, pesto de azeitonas prestas…enfim, depende apenas da sua imaginação.

Aproveite!

Fabiana Pinfildi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *